Image Map

Divisão Celular: Meiose

A meiose é a divisão celular responsável pela formação dos gametas, e diferente da Mitose ocorre em duas etapas: Meiose I e Meiose II. Além disso, ao invés de uma célula diplóide formar duas células diplóides idênticas, ela irá formar 4 células haplóides.
Meiose || Fonte: Google Imagens

A Meiose I é chamada de Reducional, pois a célula diplóide vai dar origem a duas células haplóides, e a Meiose II é classificada como Equacional, pois mantém a constante a quantidade de cromossomos.

Como já vimos, a célula antes de começar a divisão passa pela Intérfase. Não lembra? Veja esse post.

Veremos que a Meiose I é dividida em 4 fases: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I e Telófase I.

Vamos ver detalhadamente cada fase.

Divisão celular: Mitose

Os organismos, sejam eles uni ou multicelulares, possuem a capacidade de se reproduzirem. Isso é necessário para a manutenção da espécie. Nos organismos multicelulares dois tipos de células podem ser encontrados: as somáticas (que são as que constituem o corpo) e as reprodutoras (também chamadas de germinativas, que são os gametas). Estas células estão em constante renovação e multiplicação, e para isso precisam passar por alguns processos de divisões celulares.

Existem dois tipos de divisão celular: a Mitose e a Meiose. Neste post vamos aprender o processo de Mitose.

Em um post anterior vimos que antes de ocorrer a divisão celular a célula passa por um período chamado Intérfase. Se você não sabe do que estou falando dê uma lida nesse post antes de continuar lendo sobre a mitose.

A Mitose é processo de divisão celular na qual uma célula mãe irá dar origem à duas células filhas idênticas a ela mantendo a quantidade de cromossomos constante. Por esse motivo, a mitose é considerada uma divisão celular equacional. Veja o esquema abaixo:
Mitose
A mitose é dividida em 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Porém, alguns autores ainda acrescentam uma quinta fase entre a prófase e a metáfase: a prometáfase. Vamos descobrir o que ocorrem em cada etapa desse processo.

Divisão celular: Intérfase

Antes de estudarmos de fato as divisões celulares temos que compreender um processo que ocorre antes dessas divisões e é comum a ambas. Esse processo é a Intérfase.

Intérfase faz parte do ciclo celular e precede qualquer divisão, portanto, é um processo comum tanto da Mitose quanto da Meiose.

Fases do Ciclo Celular || Fonte: google imagens
A Intérfase é um período de intensa atividade metabólica e prepara a célula pra se dividir. Nessa fase a célula está sintetizando todo o material que será passado para suas células filhas. Alguns dizem que a intérfase é o momento de "descanso celular", mas olha, a célula nesse momento pode estar fazendo qualquer coisa, menis descansando e nós vamos ver o porque. Esse processo consiste de três etapas, e nós vamos ver cada uma delas agora.

FASES DA INTÉRFASE:

Fase G1
Esse é o primeiro período da intérfase e começa logo após o término da divisão celular anterior. Esse período caracteriza-se por um aumento da célula, devido ao aumento na quantidade de citoplasma, e pela intensa síntese de RNA e proteínas.

Fase S (síntese)
É nesse momento que a célula duplica seu material genético para a divisão. 

Fase G2
Nesse momento a célula prepara os últimos detalhes para a divisão. Há um aumento na síntese de energia (ATP), novas organelas são formadas e os centríolos são duplicados.

Concluída a intérfase a célula está pronta pra iniciar a segunda parte do ciclo celular: a divisão.

Entendido a intérfase? Agora você está pronto pra entender os processos da Mitose e da Meiose.

Até a próxima!

OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Os seres vivos são classificados em diferentes níveis de organização, e cada um desses níveis é motivo para diferentes estudos pelos Biólogos.

Todo ser, seja ele vivo ou não, é formado por Átomos. Os átomos se juntam uns aos outros, através de ligações químicas, e vão formando moléculas. A molécula da água (H2O), por exemplo, é formada por dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio, e os diferentes arranjos entre os mais diversos átomos vão dar origem a moléculas específicas. Essas moléculas podem ser bem simples, como a da água, mas também podem ser bem complexas, com milhares de átomos.

A matéria viva é formada por quatro átomos básicos: (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio – CHON.

Assim como os átomos, as moléculas também vão se rearranjando e se organizando e formam as organelas. As organelas são estruturas funcionais intracelulares (ou seja, ficam dentro das células) e cada uma possui uma função específica, e trabalham na maioria das vezes em conjunto umas com as outras.

A célula é a unidade básica da vida. Existem diversos tipos, e cada uma possui uma função específica. As células se ligam umas às outras e formam os tecidos que constituem os seres vivos.

Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares, como plantas e animais, por exemplo. Um exemplo de tecido é o tecido ósseo, que é formado pelas células ósseas e tem a função de sustentar o nosso corpo. Outro exemplo é o tecido epitelial, responsável pelo revestimento das superfícies externas (pele) e cavidades corporais internas.
Imagem: tecido epitelial || Fonte: Google imagens