Image Map

Os componentes estruturais de um ecossistema

Um ecossistema é constituído de dois componentes estruturais que estão intimamente inter-relacionados. São eles: os componentes abióticos e os componentes bióticos.

Chamamos de componentes abióticos aqueles que não possuem vida, e podem ser físicos (como a radiação solar, os ventos, a umidade, temperatura, luz), químicos (os nutrientes presentes no ambiente) ou geológicos (o solo). Já os componentes bióticos são os seres vivos.

Os seres vivos podem ser classificados em um ecossistema como: 
  1. Autótrofos (auto = próprio; trofos = alimento): os organismos autótrofos são aqueles capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas (ex.: CO2 e H2O) e alguma fonte de energia.
  2. Heterótrofos (hetero = diferente; trofos = alimento): estes organismos não possuem a capacidade de sintetizar seu próprio alimento, dessa forma eles precisam ingerir (direta ou indiretamente) a matéria produzida pelos seres autótrofos, afim de obter a energia necessária para a realização de seus processos vitais.

Os autótrofos são chamados de PRODUTORES. Estes podem sintetizar seu alimento através da Foto ou Quimiossíntese, mas dentre eles os mais importantes em termos ecológicos são aqueles que realizam a Fotossíntese. A fotossíntese é um processo em que moléculas de gás carbônico e água participam de reações químicas que dependem da energia luminosa (captada por um pigmento chamado Clorofila) e dão origem à moléculas orgânicas, como é o caso dos açúcares. Mas vamos abordar esse tema mais aprofundadamente em alguns posts mais pra frente.

Os organismos heterótrofos podem ser classificados como CONSUMIDORES ou DECOMPOSITORES.

Os Consumidores são aqueles que se alimentam de outros organismos ou de restos de organismos (detritos). Todos os animais são consumidores. Existem aqueles que só se alimentam dos produtores, são os chamados HERBÍVOROS. Os herbívoros são consumidores primários, mas nem todos os consumidores primários são herbívoros.
O Elande-Gigante como exemplo de Herbívoro || Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taurotragus_derbianus
Além dos herbívoros, existem aqueles consumidores que só se alimentam de outros animais. Estes são chamados de CARNÍVOROS.
O Leão como grande exemplo de seres carnívoros || Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Carnivora
E há aqueles que não possuem uma dieta específica. Estes são chamados de ONÍVOROS. Os que alimentam-se de detritos, são chamados de DETRITÍVOROS.
Urubus como exemplo de seres Detritívoros || Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Urubu.jpg
Nem sempre em um ecossistema são encontrados todos os tipos de consumidores, isso vai depender do ecossistema e de sua complexidade.

Os Decompositores são organismos heterótrofos, representados pelos fungos e bactérias, que degradam a matéria orgânica que compõe os produtores e os consumidores mortos. Estes utilizam alguns produtos da decomposição como alimento e o resto eles disponibilizam ao meio ambiente na forma de minerais. Esse processo é chamado de remineralização, e estes minerais poderão ser utilizados novamente pelos produtores.

Estabelecer um limite (tamanho) aos ecossistemas nem sempre é uma tarefa simples. Algumas vezes a biosfera toda pode ser classificada como um grande ecossistema, porém, partes da biosfera também podem ser classificados como ecossistemas, tais como: oceanos, florestas, etc. Os ecossistemas também podem ser encontrados em ambientes muito pequenos, como uma poça d'água. Dessa forma, defini-se como ecossistema qualquer unidade funcional da biosfera em que haja a interação entre os componentes bióticos e abióticos, assim como o fluxo de energia e ciclagem de nutrientes.